top of page
flavio.webp
Captura de Tela 2024-07-15 às 18.24.24.png

Flávio Luis

Ferrarini

Vida e Obra

Flávio Luis Ferrarini foi um desses escritores raros no trato das palavras. Nasceu em 5 de agosto de 1961, no interior de Flores da Cunha – RS, onde é hoje o Município de Nova Pádua. Faleceu aos 53 anos, vítima de acidente de trânsito, em 16 de junho de 2015. Ferrarini foi um publicitário, palestrante, escritor, poeta, cronista, contista, autor de narrativa infanto-juvenil. Um dos primeiros escritores do município de Flores da Cunha a lançar livro individual em 1985 (Volta e meia um poema na veia), abrindo uma série de 26 livros publicados, sendo três obras póstumas.



Participou de antologias, publicou em revistas literárias nacionais e internacionais. Publicou em torno de três mil crônicas entre os jornais: O Florense (Flores da Cunha), O Semanário (Bento Gonçalves), O Pioneiro (Caxias do Sul), Folha de Hoje (Caxias do Sul) e Revista Literária Blau de Porto Alegre. Como publicitário foi sócio-diretor da primeira agência de publicidade de Flores da Cunha, a CRIARTE (1986 a 2015), e redator chefe da Planet House Propaganda de Caxias do Sul/RS (1989 a 2015). Além disso, foi um dos percursores do projeto Autor na Sala de Aula, com o qual esteve palestrando em inúmeras escolas públicas e particulares do RS e SC.

Uma vida inteira dedicada à magia das palavras, assim, Flávio Ferrarini coloriu e colore o cotidiano.

Suas obras mereceram artigos elogiosos, como do brilhante ensaísta, escritor, tradutor e um dos maiores críticos literários brasileiros, José Paulo Paes e do ilustre escritor e crítico literário Marcelo Backes, além de acumular resenhas entusiastas em importantes publicações literárias do Brasil.

"Valem mais seus minutos interioranos do que horas inteiras de muito poeta da cidade grande. Ferrarini é um mestre na criação de metáforas, capaz de gerar um frescor linguístico a partir de seu talento em reuni-las e dosá-las nas páginas, como se estas fossem o caldeirão em que mistura poções destinadas a alimentar com prazer a fome de quem lê buscando alta literatura.


 

É na simplicidade que Ferrarini encilha o poder devastador do talento que cultiva,prontinho para encantar aos que sabem pescar pérolas por conta própria em livrarias ou em resenhas de livros publicadas na imprensa."

José Paulo Paes

 

O Instituto Flávio Luis Ferrarini, é uma instituição sociocultural sem fins lucrativos, que além de manter viva a trajetória do escritor, promove e incentiva movimentos culturais com cunho artístico.
 

Instituto-Flavio-Luis-Ferrarini

Entrevistas:

Instituto-Flavio-Luis-Ferrarini
hand-painted-blue-watercolor-background.jpg

"A leitura que mais nos
prende é a que mais nos liberta."

Flávio Luis Ferrarini

  • Instagram
  • Facebook
  • Youtube

Todos os direitos reservados
Aquarelas Antonio Giacomin

Instituto-Flavio-Luis-Ferrarini
bottom of page